Gosto de acreditar que, se os utensílios de cozinha feitoss de plástico preto eram realmente perigosos, os fabricantes evitariam usá-lo para produzir seus produtos. No entanto, aqui estamos.
Atualmente, é tão difícil encontrar uma colher de plástico comum ou grande em outra cor? As minhas são brancas com cabos dourados. Também tenho algumas de plástico verde e outras em rosa e amarelo.
Segundo o The Cut, há quase uma década surgiram alertas sobre os riscos dos plásticos pretos, repletos de substâncias químicas, que entram em contato com nossos alimentos.
Como as máquinas de reciclagem não conseguem identificar a cor preta, os plásticos pretos, como os eletrônicos descartados, geralmente acabam em aterros sanitários. Esses eletrônicos contêm diversos produtos químicos, que acabam sendo usados na produção de soluções convencionais e colheres de plástico preto.
De acordo com o The Cut, cerca de 40% dos produtos de plástico preto apresentavam chumbo, mercúrio e retardantes de chama. Desde a descoberta de 2018, a maioria desses retardantes e outras substâncias químicas em plásticos pretos foi proibida em diversas regiões do país.
Ainda assim, o relatório mais recente reforça basicamente a ideia de que você obtém aquilo pelo qual paga.
Com uma economia global de reciclagem de plástico pouco regulada, a cadeia de suprimentos de plástico permite que máquinas de cozinha baratas feitas de plástico preto ainda contenham substâncias químicas proibidas. A prata de US$ 7, afinal, pode não ser um bom negócio.
Conforme o site Slate, embora alguns produtos de plástico preto contenham compostos tóxicos, a maioria possui menos de 0,001% de retardante de chama.
Isso não me tranquiliza. Se eu tivesse algum utensílio de cozinha barato feito de plástico preto, descartaria sem pensar duas vezes. Afinal, há muitas outras opções disponíveis no mercado.